sexta-feira, 11 de setembro de 2015




Logamarca Perfeita_Pic1






PALESTRA:

10ª PALESTRA

 EIS-ME AQUI

           Texto básico:  “A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” (Isaías: 6: v,  6-8) - 6  Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7  E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. 8  Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Interessante notar que o chamado de Deus não foi dirigido a Isaías. Ele estava na presença de Deus e o ouviu dizendo:  “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” e prontamente respondeu: “Eis-me aqui, envia-me a mim”.
Se permitirmos que o Espírito Santo nos coloque diante de Deus também hoje o ouviremos dizer o mesmo, pois o chamado é para todos e a necessidade de proclamadores das boas-novas da salvação é urgente!
Quem ouvirá seu chamado?  Quem estará disposto a ser os pés, as mãos e a voz do Senhor,  em um mundo necessitado de Deus?  Se houver em nós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, certamente teremos a mesma disposição de Isaías. 
Conhecer a Deus é uma experiência transformadora, que nos prepara para um serviço eficaz. Isaías viu a Deus num momento de muita dor, já que o grande rei Uzias tinha morrido.  
Isaías como um bom servo de Deus, vai até o templo à procura de uma resposta de Deus para suportar tamanha dor.  E Deus  lhe dá no que parece em seu momento de maior dor, uma visão extraordinária; que mudou completamente a vida do jovem Isaias
Aquele dia, Isaías entrava no templo desconsolado e desesperado, pela situação difícil que a sua nação atravessava. Porém quando saiu, já não era mais o mesmo, agora saía com um chamado Divino.
Já não seria mais apenas um espectador, Deus iria usá-lo como porta-voz. Apesar de orar muito para que Deus enviasse obreiros, ele mesmo ainda não tinha ido para a seara.
Isaías saiu daquele glorioso lugar, sabendo que o seu Deus tinha o controle de tudo que o tinha chamado e capacitado para uma missão, que era pregar a palavra de Deus. Havia dentro dele a satisfação de ter respondido positivamente ao chamado de Deus, ele respondeu de imediato: “Eis-me aqui, envia-me a mim.”
Observe que Isaías disse sim, antes de sequer saber os detalhes da sua missão. Às vezes, as circunstancias mais difíceis que enfrentamos são aquelas que nos levam a confiar mais em Deus e a vê-Lo mais perto de nossas necessidades espirituais, e foi nesse estado de muita dor e tristeza que Isaías teve um encontro com Deus, ele viu que havia um clamor por parte de Deus.
Em algum momento do seu caminhar com o Senhor Jesus, você vai ouvir o chamado de Deus para um determinado propósito, seja como um pastor, como uma esposa de pastor, como um obreiro (a), evangelista, jovem ou um membro de coração aberto que vai ajudar com as suas ofertas.
Responder a este chamado pode não ser fácil, porque isso requer uma entrega total, um verdadeiro sacrifício, e são poucos os que respondem “sim” a este chamado.
O chamado de Isaías aconteceu em torno do ano 700 A.C. Isaías serviu durante o reinado de quatro reis e se tornou um grande profeta do Antigo Testamento, o profeta mais citado do Novo Testamento.
Ele escreveu o capítulo mais grandioso do Velho Testamento (Isaías 53), que profetiza a obra redentora do Messias, seu livro esta cheio de esperança, promete restauração, redenção, a vinda do Messias, a salvação das nações, incluindo os gentios, e o triunfo do nosso Senhor no final dos tempos.
Se Isaías não tivesse respondido ao chamado de Deus, pense como milhões de pessoas teriam se perdido.
Ainda nos dias de hoje o Senhor Deus clama:A quem enviarei, e quem há de ir por nós”? Qual é, ou qual vai ser a sua resposta? Pense nisso, Deus é o único ser no universo capaz de sarar as chagas da humanidade pecadora.  

               Isaías exaltou ao Senhor como tal, o médico da alma (Is: 57: v, 18-18  Eu vejo os seus caminhos, e o sararei, e o guiarei, e lhe tornarei a dar consolação, a saber, aos seus pranteadores. 19  Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto, diz o SENHOR, e eu o sararei.

                 A promessa de que Deus aceitaria os arrependidos era proclamada claramente e ninguém poderia dizer que a linguagem dessa mensagem era obscura. Todos os habitantes de Judá eram indignos em si mesmos diante de Deus, mas o Senhor ainda os podia salvar e usá-los em sua obra de salvação de outros povos, pois Deus é grandioso em perdoar.

                (Is: 55: v, 7) - 7  Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

                Deus promete cumprir sua Palavra e nos dar as bênçãos de sua aliança com Davi (Is: 55: v, 3) - 3  Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.
 A mensagem tão clara e pregada com vigor produziu frutos.  Ainda que muitos a tenham negligenciado e rejeitado, um povo deu atenção à voz do Senhor através de seu servo, e foi abençoado com graça, paz e salvação.

A chamada do Senhor é geral, mas só alguns a ouvem e só alguns respondem. É que o ouvir Deus chamar depende muito do estado em que estão os nossos ouvidos - entupidos com as chamadas do mundo, com os atrativos desta vida, ou disponíveis para ouvir Deus. Pois muitos são chamados, mas poucos os escolhidos.

Tu és um escolhido? Tens os ouvidos disponíveis à chamada, ou estão atafulhados com as chamadas  do mundo? A chamada de Deus entra no teu coração ou é repudiada e recambiada para o remetente?
Que pena, se assim  for, pois a seara é tão grande, já está madura para a ceifa e são tão poucos os obreiros prontos e disponíveis para o trabalho.  Desentope os teus ouvidos enquanto é dia, Jesus está a chamar-te.
 Os escolhidos são os que passaram a ter um abençoado relacionamento com Deus, por Seu Filho Jesus, e que ouviram a voz do amor, dizendo "quem há de ir por nós?"  

Não é só uma questão de Deus separar um homem e lhe dizer "vá para a seara trabalhar", é antes, uma questão de ouvir a chamada de Deus, sentir a necessidade de obreiros e  se disponibilizar voluntariamente.

 - "Eis aqui, Senhor, envia-me a mim". Deus não coage ninguém, não obriga.  Apresenta a necessidade e nós, voluntariamente, nos entregamos para a Obra.


Vejamos a Sua glória, reconheçamos a nossa fragilidade, clamemos por misericórdia e deixemos que Ele purifique os nossos lábios, regenere os nossos corações, abra os nossos ouvidos  para ouvir o apelo do céu e respondamos à chamada do Senhor - "Eis-me aqui, Senhor, envia-me a mim"!

Um comentário:

  1. Excelente ministracao. Deus continue usando voces para a
    Gloria de Deus.

    ResponderExcluir