quinta-feira, 17 de dezembro de 2015














PALESTRA






1ª PALESTRA



O QUE É MISSÃO
           .Texto básico: "Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio a vós". João 20: V,21
O que vem a ser missão?
No sentido secular, missão é uma função ou poder que se confere a alguém para fazer algo, desempenhar um encargo ou cumprir uma incumbência. No sentido religioso tradicional, missão é um mandato que a Igreja confere a seus membros para realizar alguma tarefa específica, normalmente ligada à pregação do evangelho do Senhor Jesus em diversos locais do globo terrestre. Mas, há algo mais que podemos saber sobre missões:
a) Missão não é evangelismo pessoal.
Missão é um propósito que nasceu no coração de Deus ao enviar Jesus para salvar a humanidade. Nesse mesmo objetivo, em obediência à vontade do Pai, Jesus desenvolve esse mesmo propósito ao enviar os apóstolos para levar sua mensagem a toda criatura. Por sua vez, a igreja de Jesus vem, ao longo dos séculos, cumprindo com esse mesmo propósito, enviando missionários para propagar o Evangelho da salvação.
Logo, esta atividade emergiu da própria natureza divina, sendo desejo de Deus enviar homens e mulheres para anunciarem essa mesma mensagem de salvação.
b)         Missão é uma atribuição da igreja.
Uma vez compreendido que missão está no coração de Deus, todos os seus seguidores, se querem fazer a vontade do Pai, devem compreender que essa é uma atribuição da qual não se pode abrir mão.
Logo, a igreja, como uma criação de Deus para a realização da Sua vontade, não pode se descuidar dessa responsabilidade. Dessa forma missão passa a ser uma atribuição inerente à igreja.   A igreja de Cristo é missionária por natureza.   
A igreja que deixa de ser missionária mais cedo ou mais tarde perderá o seu propósito, deixará de ser igreja para ser apenas uma instituição, uma organização de pessoas como um clube social.   "Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio a vós". João 20: V,21 Temos uma missão!!
c) A comunicação da mensagem do evangelho corpo-a-corpo
A igreja, entre diversas outras atividades é uma comunicadora do evangelho da salvação, levando às pessoas a se identificarem o senhor Jesus como o messias salvador.
 Hoje é muito comum a comunicação pela mídia. Embora essa seja uma excelente forma de se levar a mensagem do evangelho, não se pode desprezar a importância do corpo-a-corpo na comunicação dessa mensagem.
Jesus se identificou com todos nós quando esteve presente aqui na terra e conviveu com seus discípulos.  Sentiu de perto as necessidades humanas, suas fraquezas, limitações e desejos.
Após isso, assumiu sobre si os pecados de todos e se ofereceu como ovelha para ser imolada pelos nossos pecados. Quando a igreja é enviada a comunicar o evangelho corpo-a-corpo, sente de perto as necessidades das pessoas. E, sentindo de perto o que os necessitados sentem, consegue exercitar a misericórdia e o amor que um dia igualmente recebeu do Senhor Jesus.
d)         A missão de servir.
Jesus veio para servir. Essa também era a sua missão. Se a igreja é o corpo de Cristo, que brilha em meio ao mundo em trevas, ela também deve servir como serviu o nosso Senhor, à semelhança de Cristo em relação ao Pai.  "o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". Marcos 10: v, 45
e) A missão de salgar e iluminar.
                  Jesus enviou a igreja para ser sal da terra e para iluminar o mundo para que vejam o caminho da salvação. Antes mesmo de existir o mundo, Deus sabia que a humanidade iria pecar. Por isso, Ele preparou, com antecedência, um plano de salvação.

                  Nesse plano, estava contido a obra missionária. Gn: 3: v, 15; - 15  E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

                 Ef: 1: v, 4;- 4  Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;  1. Tm: 1: v, 9; 10 “... reconhecendo que não se promulga lei para quem é justo, mas para os transgressores e insubordinados, os irreverentes e pecadores, os ímpios e profanos, para os parricidas, matricidas e homicidas, para os devassos, os sodomitas, os roubadores de homens, os mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina, segundo o evangelho da glória do Deus bendito, que me foi confiado. 

                   1.Pe: 1: v, 20 - 20  O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;
f) Uma ordem dada por Jesus. 
Missão é uma ordem de Jesus antes da ascensão: “Ide por todo o mundo”. Mc 16: v, 15 Se somos obedientes às ordens superiores, em especial às ordens do soberano, devemos assumir essa responsabilidade de apoiar a obra missionária com oração, com contribuição e evangelização.
                  1.Co: 9: v, 16; - 16  Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!  Ef: 6: v, 18-20;- 18  Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, 19  E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
                   Cl: 4: v, 2-4; -2  Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;3  Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso; 4  Para que o manifeste, como me convém falar.  Fl: 4: v, 10-20; 2.Co: 9: v, 6-14.

               Mas, tudo a aquilo que fazemos por obrigação não produz os mesmos resultados daquilo que fazemos por amor. É por isso que missão deve ser algo que arda nos corações dos crentes.  Missão somente é realizada por quem tem amor pelas almas perdidas.
               Todo crente pode ir, contribuir e orar. Jo: 15: v, 16;- 16  Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

               Orar, todos podem. Evangelizar também. Mas, se eu não posso ser enviado, pelo menos posso segurar a corda para aqueles que se dispõem a ir. Se Deus já colocou em seu coração o amor pelas vidas que se perdem, veja o que você pode fazer para realizar esse propósito que nasceu no coração de Deus, e que vem ao longo dos séculos, sendo desenvolvido pela igreja de Cristo aqui nesta terra.  

O Chamado Individual e Intransferível

A responsabilidade pessoal de:

1)    Moisés
2)    Abraão
3)    Isaias 6:1-
4)    Jeremias
5)    Elias
6)    Jesus
7)    Pedro
8)    Paulo
9)    João
10) ….

Evangelismo e Missões:

A criação de estratégias para o evangelismo, pessoal e em grupo, não pode ficar em segundo plano na igreja, uma vez que sem isso todos os demais ministérios perderiam o sentido.  A igreja trabalha para que Cristo seja conhecido, compreendido e recebido nos corações daqueles que ainda vivem para o mundo ou para si mesmos, sem Deus, sem paz, sem alegria, sem libertação, sem propósitos e sem salvação.
Para isso, cada igreja local deve se preocupar em separar um grupo de liderança determinado a trabalhar para envolver toda a igreja nesse processo, oferecendo ferramentas e preparação, seja com a elaboração de eventos ou treinamentos específicos.
O livro de Jonas começa em Israel, onde o profeta morou, na cidade de Gate-Hefer, situada perto de Nazaré.  Quando Jonas fugiu da missão que deveria realizar em Nínive, designado por Deus viajou para Jope, uma cidade portuária situada no mar Mediterrâneo, a fim de pegar um navio que ia em direção contraria, para Tarsis.
 Após seu breve encontro com o “grande peixe”, Jonas voltou a terra. Os dois últimos capítulos do livro se passam na Assíria (atual Iraque), depois que o profeta, obedientemente, seguiu viagem para Nínive.
                 Propósito: O livro de Jonas ensina que só o arrependimento sincero pode trazer salvação e demonstra também, a compaixão de Deus para como todos.

                Jonas 4: v, 2,11; - 2  E orou ao SENHOR, e disse: Ah! SENHOR! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. 11  E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?

                Miquéias 1: v, 1 - 1  PALAVRA do SENHOR, que veio a Miquéias, morastita, nos dias de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, a qual ele viu sobre Samaria e Jerusalém.

Jonas um profeta menor com uma mensagem maior:

                 Destinatário: Embora o público original do Livro de Jonas não seja identificado, o Senhor, claramente, entregou a Jonas uma mensagem de esperança para os perversos assírios e de restauração para os crentes rebeldes.  Levar essa mensagem ao inimigo provou ser o maior desafio para Jonas.
O impacto provocado por este livro perdurou através das gerações, mesmo entre os judeus. O livro é lido, integralmente, nas sinagogas na tarde do Yom Kippur (o Dia da Expiação, conforme as festas de Israel). Esse uso litúrgico do livro e útil para compreender a sua mensagem de esperança e de segurança para o povo escolhido de Deus.
Temas: Vários temas significativos, mas, as vezes, ignorados, fazem parte do Livro de Jonas. Embora tenha apenas 48 versículos ao todo, a mensagem é importante.
Dentre os seus temas mais evidentes estão os seguintes:
A salvação só vem do Senhor. O Livro de Jonas ensina que a salvação não é recebida por obras, mas pela graça mediante a fé ( Jonas 2: v, 8,9; - 8  Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia 9  Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação.

                 Efésios 2: v, 8 - 8  Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. O Deus dos hebreus sempre expressou interesse pelo mundo todo. Jonas explicou que Deus oferece, amorosamente, a salvação ate a pessoa que preferiríamos odiar.  

                Jonas 4: v, 9-11.- 9  Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte. 10  E disse o SENHOR: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu; 11  E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?

                  Nosso Deus é Deus da segunda oportunidade.  O profeta experimentou o perdão de Deus quando foi infiel e recebeu outra oportunidade para obedecer. 

                 Jonas: 3: v, 1 - 1  E VEIO a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: Nínive também recebeu essa mesma oportunidade.  Jesus usou experiência de Jonas na barriga do peixe para explicar sua morte, sepultamento e ressurreição.  Jonas 1: V, 17; - 17  Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.  

                Mateus: 12: V, 38-41- 38  Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal. 39  Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas; 40  Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.
41 Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas.
O Livro de Jonas é o que mais ensina a respeito do caráter do Cristão. O Livro de Jonas mostra-nos cinco razoes porque Evangelizar é uma missão de todos nos.
 Portanto, o que conta não é esforçar-se, e sim confiar. Quando um homem está se afogando, ele se esforça o máximo para sobreviver, mas assim mesmo continuara se afogando; porem se alguém vier salva-lo, e ele confiar nesta pessoa será salvo.
Nosso Salvador é Jesus. Utilize bem tudo que Deus te entregou nesta palestra, e que seu crescimento como servo de Deus venha ser mais expressivo a cada dia para o reino de DEUS.
Jonas era um profeta relutante, que recebera uma missão que considerava desagradável de se cumprir.  Preferiu fugir de Deus a obedecer-lhe. Em nossa vida, como Jonas. Muitas vezes precisamos fazer coisas que não gostamos a ponto de querermos recuar e fugir.
Mas é melhor obedecer a Deus, do que desafiá-lo ou fugir.  Muitas vezes, apesar de nossa rebeldia Deus em sua misericórdia, nos concede outra chance de servi-lo quando nos voltamos para Ele.
 ORIENTAÇÃO PARA O PALESTRNTE:
1) Comunique que este é um tempo reservado para desenvolvermos uma intimidade com Deus:  buscando um renovo com relação esta grande missão que temos, como salvos em Cristo Jesus.  
2)  não deve haver qualquer preocupação com a pessoa ao lado,  mas somente com a pessoa do alto: Deus;
3)  Este é um momento de oração pessoal, até que todos sejam convencidos pelo Espírito Santo sobre esta responsabilidade que recebemos do Senhor Jesus.

4) Ao fundo, deverá estar tocando a música escolhida para este momento

Nenhum comentário:

Postar um comentário